Carência Estendida do FIES para Médicos Residentes: Saiba Como Solicitar

Se você é médico e está participando de um programa de residência em especialidades prioritárias, pode solicitar a carência estendida do FIES para ficar livre da preocupação de pagar o financiamento estudantil durante o período da residência, segundo previsto na Lei 12.202/2010. Veja o que diz o Art. 6º-B, §3º:

“O estudante graduado em Medicina que optar por ingressar em programa credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica, de que trata a Lei nº 6.932, de 7 de julho de 1981, e em especialidades prioritárias definidas em ato do Ministro de Estado da Saúde terá o período de carência estendido por todo o período de duração da residência médica.”

Especialidades como Anestesiologia, Ginecologia, Pediatria, Cirurgia Geral, entre outras, são classificadas como prioritárias, segundo o Anexo II da Portaria Conjunta nº 03 de 2013 do Ministério da Saúde.

Entretanto, há entendimento de que, devido as atualizações das necessidades no sistema de saúde brasileiro, outras especialidades além das listadas também podem se beneficiar da carência estendida. Isso significa que, mesmo que sua especialidade não esteja expressamente listada na portaria de 2013 do Ministério da Saúde, pode ser possível solicitar a extensão da carência!

Entender se você se enquadra nas condições para solicitar a carência estendida pode ser desafiador.

Entre em contato com nosso escritório e saiba como podemos ajudá-lo a garantir esse benefício de maneira correta e eficiente, economizando tempo e prevenindo complicações para que você se concentre exclusivamente na sua residência médica.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
LinkedIn
Telegram